dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     02/05/2024            
 
 
    

O cultivo do cafeeiro das variedades conilon e robusta (Coffea canephora), é a principal cultura perene e importante fonte de geração de emprego e renda para estados como Rondônia, Espírito Santo e Bahia, sendo a principal fonte de renda econômica para muitos agricultores familiares.

Em Rondônia, por exemplo, o setor cafeeiro sinaliza para duas direções aparentemente opostas, mas convergentes para as áreas do melhoramento genético e do manejo cultural do café conilon. Nos pólos cafeeiros mais tecnificados de Cacoal e Rolim de Moura, situados na região centro-sul do Estado, há uma expressiva demanda por tecnologias modernas, com destaque para o uso de novas cultivares clonais em condições de sequeiro e com irrigação suplementar. Enquanto nos demais pólos, há necessidade por cultivares de conilon produzidas a partir de sementes, visando atender, principalmente, à agricultura familiar.

Outra importante demanda de pesquisa é o desenvolvimento de tecnologias que viabilizem economicamente a mecanização da colheita do café conilon. O crescente desenvolvimento dos demais setores econômicos do Estado tem acelerado a migração rural urbana provocando escassez de mão de obra no campo. Nessas circunstâncias, a cafeicultura estadual passou a ser um dos setores da economia rural mais afetado devido à elevação dos custos da mão-de-obra necessária na operação da colheita do café, além dos crescentes aumentos verificados nos preços dos insumos agrícolas, como o calcário dolomítico e os agrotóxicos.

Soluções

Buscando viabilizar soluções alternativas quanto à escassez de mão-de-obra rural e, também, buscar a melhoria da qualidade do café conilon rondoniense, nos dias 27 e 28 de abril, em Porto Velho, a Embrapa Rondônia, em parceria com a Embrapa Café (Brasília, DF), promoveu uma oficina de trabalho sobre a viabilização tecnológica da mecanização da colheita do conilon.

Participaram da reunião algumas das principais instituições de pesquisa e desenvolvimento do café no Brasil: Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), além da Embrapa Café, Embrapa Cerrados e da própria Embrapa Rondônia e da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). Como convidados estiveram presentes, ainda, o professor de “machine systems” da University of Kentucky, Scott A. Shearer, e o engenheiro agrônomo representante de produtos da Empresa Jacto, Walmi Martin.

Entre as questões discutidas no evento estavam: nivelamento dos participantes quanto ao desempenho agronômico e econômico dos sistemas de produção de café em Rondônia; avanços tecnológicos alcançados na pesquisa acadêmica e na aplicada nas universidades de Lavras e Viçosa (MG), assim como pela empresa Jacto, na colheita mecanizada do café arábica nos cerrados de Minas Gerais; e a formação de uma rede de pesquisa interinstitucional visando ao desenvolvimento de opções tecnológicas para o manejo e a colheita semi-mecanizada ou mecanizada do cafeeiro conilon e robusta.

Para os pesquisadores da Embrapa Rondônia, a mecanização da colheita do café conilon pode ser uma alternativa viável que, além de reduzir o tempo de colheita, a demanda de mão-de-obra e os custos variáveis de produção em até 40% na colheita manual, poderá contribuir positivamente para a profissionalização qualificada e melhoria da renda dos trabalhadores autônomos responsáveis pela colheita do café no Estado.

A equipe da Unidade, responsável pelo melhoramento genético do conilon, passa a considerar, entre outros critérios já em uso de seleção para o lançamento de novas cultivares clonais, plantas de café com maior uniformidade de maturação dos frutos, arquitetura ereta ou semiereta, menor desfolhamento da planta na colheita (manual e semi-mecanizada), espaçamentos mais adensados entre plantas e podas de condução/produção que possibilitem incrementar a eficiência e eficácia da colheita mecanizada dos cafeeiros conilon e robusta.

As pesquisas realizadas pelo Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras apontaram que todo o processo de mecanização da colheita do conilon e do robusta, assim como foi para a do cafeeiro arábica, dependerá da adaptação simultânea da arquitetura das plantas, do manejo e dos tratos culturais, além da máquina colheitadeira do café.

Após visita em lavoura de café conilon e intensa discussão técnica entre os participantes do evento, foi elaborado o esboço de um projeto de pesquisa multidisciplinar e interinstitucional, liderado pelo pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves, visando desenvolver alternativas para a motomecanização do café, inicialmente em Rondônia e no Espírito Santo, além de assegurar o atendimento das demandas imediatas e futuras quanto à geração de novas tecnologias para a cafeicultura nacional.

Inicialmente, a rede de pesquisa e difusão tecnológica para a mecanização da colheita em café conilon será composta pela Embrapa Rondônia, Embrapa Café, UFV, UFLA e Incaper. O projeto será submetido ao próximo edital de pesquisa do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, e contará com a parceria da empresa Jacto, da Emater de Rondônia e da Secretaria de Agricultura de Rondônia.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Embrapa Rondônia - Artigos já Publicados

Segurança biológica em Rondônia: sistemas de produção vegetal
07/10/2014

Pecuária na Amazônia e a ameaça dos carrapatos
11/04/2011

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada